A última vez que fui ao museu do Ipiranga foi em 1998 em uma excursão escolar. Pois é, quando se está na 4a série não se sabe muito bem apreciar um lugar. Por isso o visitei novamente, depois de dez anos e não sei se foi porque cresci ou se foi o museu que ficou mais bonito, convidativo e interessante.
Localizado no bairro do Ipiranga e construído em 1890 com o projeto de Tommaso Gaudenzio Bezzi, o museu agora possui vitrines com a decoração e espaços da casa no começo do século. Essa novidade tornou a visita mais atrativa pois podemos visualizar como eram os costumes, os móveis e os afazeres de uma família de classe média-alta no Brasil. Os painéis que explicam os hábitos dessa família é de linguagem simples e irreverente, nos aproximando ainda mais do contexto histórico. O quadro "independência ou morte", um dos mais famosos quadros da independência do Brasil, feito em 1888 continua no mesmo lugar e é a grande atração.
O museu estava cheio, ainda bem. Também, a entrada é R$4,00 para adulto e R$2,00 para estudante. Só falta um pequeno detalhe para que esse museu seja mais visitado: legenda em inglês e espanhol para os estrangeiros que estavam, que no dia que fui ,estavam penando para entender nossa história sem os painéis informativos. Não custava muito, não é?
Nenhum comentário:
Postar um comentário