domingo, 14 de setembro de 2008

A língua portuguesa além da escrita, da fala e da imaginação



Visitei o museu da língua portuguesa que cá entre nós, é um espetáculo para quem quer aprender e se encantar com a nossa língua-mãe.
O primeiro andar, que já homenageou grandes nomes da literatura como Clarice Lispector, Gilberto Freire e Guimarães Rosa, escolheu para sua mais nova exposição nada menos do que um escritor com problemas de epilepsia e de disturbio de atenção: Machado de Assis.
Com ambiente dinâmico e de fácil compreensão, o espaço intitulado: "mas esse capítulo não é sério" faz uma ligação das principais obras do escritor com a história do Brasil. A obra mais utilizada foi "Memórias Póstumas de Braz Cubas" mas obviamente, não deixaram Capitu nem seus contos mais famosos de lado.
No segundo andar, computadores e painéis informam de maneira simples e tecnológica o caminhar da língua portuguesa que se mistura com outras línguas e é renovada cotidianamente em bares, faculdades e lugares públicos com gírias e novas expressões.
O museu, que foi inaugurado no começo de 2006, guarda o melhor por último, no terceiro andar.
Quando entramos na sala escura podemos pensar que vai ser exibido um filme sobre a origem e a riqueza de nosso idioma.Mas depois de dez minutos de filme, a tela se abre e um espaço totalmente diferente é exposto. Sentamos nesse novo ambiente e uma projeção sobre as melhores frases e poemas de grandes escritores da língua como Manuel Bandeira e Nelson Rodrigues é exibida de maneira criativa e extraordinária, onde cada verso é um cenário desenhado por um projetor, com narradores diferentes, além da escrita. Essa surpresa é tão rica que nos faz refletir sobre o nosso país, as diferenças e as igualdades de nossa cultura. Sabe quanto paguei? Nada. Sabe quanto você irá pagar em dias normais? No máximo R$ 4,00. A exposição sobre Machado de Assis vai até dia 26 de outubro. Na estação da Luz. Dê uma passadinha na Pinacoteca depois. Também vale a pena.

Um comentário:

Moderador disse...

Pa,
Concordo com você!
Esse museu é realmente um espetáculo!!
Além de enriquecedor!
A criação dele foi a melhor coisa que aconteceu pra cidade de São Paulo nos últimos tempos...
Acho que todos deveriam ir com freqüência!
Principalmente para assistir ao famoso vídeo das palavras!

Beijos
Su