skip to main |
skip to sidebar
7 anos de 11 de setembro
A data é facilmente recordada ao fato que comoveu o mundo. Em 11 de setembro de 2001, Nova York sofreu ataques terroristas da Al-Qaeda destruindo o World Trade Center e matando milhares de pessoas. Essas marcas ainda estão presentes no cotidiano dos norte-americanos e hoje 11 de setembro de 2008, foi motivo do encontro dos candidatos à presidência dos Estados Unidos, John McCain e Barack Obama.
Todo ano surgem novos documentários a respeito deste terrível dia, novos dados, novas declarações e novas histórias. Até hoje não se sabe ao certo quantos foram mortos do WTC em 11/09. Um documentário polêmico foi o Fahrenheit 11 de Setembro, já que estamos postando sempre assuntos relacionados a filmes, de Michael Moore é realmente muito bom e mostra um outro lado que envolveu a data, mostrando a administração de Bush. Outra referência é o United 93, o vôo que tinha destino de colidir com a Casa Branca, mas acabou atingindo um campo da Filadélfia. O filme mostra como os passageiros quase conseguiram tirar os terroristas do comando.
Um documentário que passará hoje no GNT, é o The Falling Man, sobre a foto de um homem que se jogou das Torres pouco antes do avião colidir, no documentário eles tentam identificar o homem.
Alguns filmes mostram o local após o atentado, como o A Última Noite do diretor Spike Lee, Medo e Obsessão do diretor alemão Win Wenders sobre os conflitos psicológicos que a sociedade norte-americana ter por consequência do 11 de setembro e tantos outros como Paranóia Americana, No Vale das Sombras, O Preço da Coragem, People - Histórias de Nova York e Reine Sobre Mim.
Acredito que todos valham a pena ver, pois é importante para a compreensão de um fato que modificou as concepções de violência, terrorismo e globalização.
Em memória do dia de hoje, foram colocados luzes azuis no local do WTC, o Ground Zero e muitas homenagens foram feitas por todo o mundo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário