Ao ler sobre a novo desafio de
Maurício de Souza em fazer um
gibi para adolescentes, lembrei da minha época de infância, em que a
Magali, Mônica, Cebolinha e Cascão faziam parte do meu dia-a-dia. Nossa, como gostava de suas estórias! Como me divertia!
Ao comentar isso com as meninas desse blog, um choque: elas me disseram que as tirinhas não tinham mais tanta graça. Fui dar uma olhada na revistinha e realmente senti essa diferença: agora, Mônica não bate tanto no Cebolinha, a Magali não come mais com tanta frequencia uma melancia toda, e se come, deve fazer exercícios para "queimar as calorias". Será que o autor foi obrigado a mudar suas estórias pela pressão em
educar as crianças corretamente?
Alguns considera violentas as coelhadas, um tipo de
"bullying" quando Cebolinha chama Mônica de "BAIXINHA,GORGUXA,DENTUÇA". Infeliz essa mudança, pois os personagens perderam parte de suas características. Eu cresci com essas revistas, e nunca sai batendo em ninguém, nunca fui de cassoar ou ser gulosa demais. Nunca deixei de tomar banho, ou coisa parecida. As crianças sabem das coisas. Provavelmente, elas já possuem um senso construído pelos pais e familiares, que as fazem distinguir a realidade da ficção.
Acredito que o
novo gibi para jovens deve ser tão "politicamente correto" quanto os infantis de agora.
Muitas pessoas acham que educar é esconder a realidade. Eu acho que não vai dar certo...imagina quando elas descobrirem como é o mundo de verdade
sem a introdução leve e divertida dos meios infantis como aquele gibi dos velhos tempos?
3 comentários:
Pois é, as crianças também crescem... mesmo que a gente não queira!
Muito bom!
Beijos
Oi, Paula.
Eu super não concordo com o seu post. Talvez eu esteja fascinada porque a Turma da Mônica Jovem é minha pauta para a próxima edição do Diretriz. Fui atrás do mangá, li inteiro e rolou até de entrevistar o Mauricio de Sousa.
Eu não tenho esse mesmo ponto de vista que você. Não acho que a edição seja uma forma de camuflar a realidade. Mas, assim como no passado, são histórias em quadrinhos, uma forma de passatempo. Seria muito assustador se o Cebolinha fosse sequestrado, a Magali vítima de estupro,o Cascão alvo de pedofilia e a Mônica viciada em cocaína. Acredito que como no passado, é uma forma de divertir e entreter!
Assim como você (e nós), as personagens envelheceram e nem por isso a vida se tornou ruim! :)
Beijos para vocês!
Pa,
Clicando nos links da sua pesquisa, pude ver bem as mudanças!E posso dizer que me decepcionei!
Acho que agora sim o gibi da Turma da Mônica ficou chato! Ficou sem humor nenhum...
Com essa chatice de um mundo "politicamente correto",
coelhadas e comilanças em excesso se tornaram atitudes erradas?
Na minha opinião, acaba sendo ruim pra criança não poder extravasar seus sentimentos mais agressivos por meio de sua imaginação!
Se a imaginação da criança for reprimida, ela poderá tornar-se um adulto Politicamente reprimido! ou pior: Politicamente violento?
Bjokas
Postar um comentário