terça-feira, 30 de setembro de 2008

"O alienista", mais atual do que nunca!


Na semana em que comemora-se o centenário da morte de Joaquim Maria Machado de Assis, o tão valioso e conhecido escritor mulato, gago, epilético, pobre, que tanto enriqueceu nossa literatura, surge uma surpresa!

Machado de Assis, com sua obra "O alienista" inspirou dois jovens a criar um HQ didático.

Tão grande foi a idéia que, além de mudar a visão dos profissionais da educação sobre as histórias em quadrinhos, ainda faturou o Prêmio Jabuti uma semana antes do centenário da morte do autor, mais exatamente no ultimo dia 23.

O Prêmio Jabuti é um dos mais prestigiados da literatura nacional. Os irmãos Fabio Moon e Gabriel Bá deram vida em HQ a obra de machado de Assis, desbancando livros didáticos de história e geografia do Brasil para ensino fundamental ou médio.

"O alienista" é protagonizado pelo médico Simão Bacamarte, que, de volta à cidade de Itaguaí, decide colocar os loucos na Casa Verde, onde pretende estudar e catalogar os vários tipos de loucura. À medida que quase todos os habitantes vão parar na casa, uma revolta eclode, comandada pelo barbeiro Porfírio.

A partir deste enredo, Machado de Assis, antes mesmo de Freud, faz uma análise da loucura e da mente humana.

"Se alguém tiver o cuidado e o carinho de parar, olhar, sentir, vai ver que é um mundo maravilhoso e fantástico o Machado", destaca o ator Milton Gonçalves.

Imagine isso então em uma obra modernizada, porém fiel ao livro! Bom para deixar uma obra didática, "Coleção história em projetos - 4 volumes, em segundo lugar, deve ser no mínimo fascinante.

Para ver a entrevista dos irmãos quadrinhistas clique aqui.

Nenhum comentário: