Bons ventos sopraram hoje. No Brasil, a vitória de Barack Obama, o primeiro presidente negro dos Estados Unidos, fez com que sonhassemos um pouco mais, tivessemos mais esperança. E esse sentimento de liberdade, atingiu muitos outros países. No Quênia, país nativo do pai de Obama, foi pronunciado feriado. Na cidade onde familiares de Obama ainda residem ontem foram simuladas eleições, onde obviamente todos votaram em Obama. Na Indonésia, país que Obama quando criança viveu por três anos com a mãe e seu padrasto, fez festa como se o candidato fosse nativo do país. A cidade de Obama, no interior do Japão que virou grande atração turística por seu nome, também comemorou ao estilo havaiano, origem da outra parte da família do presidente. França,Itália,Alemanha e Espanha comemoraram a vitória em seus cartões postais. Até mesmo, a Aliança Árabe parabenizou Obama, com a perspectiva de que ele seja um mediador honesto e que a esperança de dias melhores também chegue ao oriente médio. Evo Morales acredita que as relações com os Estados Unidos também possam melhorar. A impressão em qualquer lugar no mundo é a mesma. Todos querem mudança: de comportamento, de economia, de atitude.
Martin Luther King, um dos mais importantes líderes do ativismo pelos direitos civis nos Estados Unidos e no mundo através de uma campanha contra violência e pró amor para com o próximo disse em seu discurso, há 45 anos atrás:"I have a dream." esse sonho era de que as pessoas não fossem mais julgadas pela cor de sua pele ou por seu sexo, mas sim por suas atitudes. Ele disse ainda "Eu tenho um sonho que um dia esta nação se erguerá e viverá o verdadeiro significado de seus princípios: 'Nós acreditamos que esta verdade seja evidente, que todos os homens são criados iguais.' ... Eu tenho um sonho que um dia minhas quatro crianças viverão em uma nação onde não serão julgadas pela cor de sua pele, mas sim pelo conteúdo de seu caráter."Eu tenho um sonho que um dia esta nação se erguerá e viverá o verdadeiro significado de seus princípios: 'Nós acreditamos que esta verdade seja evidente, que todos os homens são criados iguais.' ... Eu tenho um sonho que um dia minhas quatro crianças viverão em uma nação onde não serão julgadas pela cor de sua pele, mas sim pelo conteúdo de seu caráter." Cinco anos depois, esse sonhador, foi assassinado por um homem branco. Hoje, Obama em seu primeiro discurso pronuciou: Change is come to America. Eu acredito. Acredito também que a esperança é maior do que o medo. Yes, we can.
5 comentários:
Beautiful post!!
Com certeza, essa comemoração de hoje não foi somente dos americanos!
O mundo inteiro esperava por esse momento HISTÓRICO!
Nada contra Jonh McCain, mas Obama, de fato, merece essa vitória!!
Principalmente por ter quebrado barreiras tão fortes, em um país tão conservador!
bjos Pa
A propósito...Linda foto!
Não tem nem o que falar neh?!
é de arrepiar...
E...
"Yes, we can!"
Essa eleição, apesar de não ter sido no nosso país, foi muito emocionante. A esperança é de todos nós. E espero que a mudança chegue logo, se bem que acredito que ela acaba de começar...
beijos!
Adorei o texto!
Espero que Obama seja o novo Martin Luther King, mas que não seja assassinado como esse! Que seus princípios mudem o mundo globalizado, trazendo mais compaixão, esperança e boas mudanças para os Estados Unidos, que com certeza terão repercussão no mundo todo.
Postar um comentário