sexta-feira, 31 de outubro de 2008

Feliz?! Halloween



Hoje foi comemorado mais um Dia das Bruxas. Estava passeando por um blog e encontrei uma história super sinistra, contada de um modo meio... natural:


"A primeira[história] era da Madame LaLaurie, uma vaca de Nova Orleans que matou um monte de escravos,e deixava eles no sótão e enterrados pela sua casa. Mas essa parte, por mais escrota que seja, não é a pior parte. A polícia, quando invadiu a casa dela, encontou dezenas de escravos no sótão, mas cada um torturado de uma maneira diferente, havia uma mulher presa numa jaula pequena demais, com seus membros quebrados e retorcidos, fazendo-a parecer como um tipo de caranguejo humano, outros tinham a boca costurada, acharam fezes na boca deles e várias outras coisas absurdas. Eles também acharam xícaras com sangue em mesinhas espalhadas pelo lugar, o que indicava que essa LaLaurie e seu marido bebiam o sangue dos escravos. Eles encontraram, de primeira, 12 escravos (homens, mulheres and crianças), mas no futuro encontraram cerca de 85 corpos espalhados pela casa, alguns enterrados vivos. Bitch was crazy !" - hahaha


Histórias macabras como essa e muitas outras com toda certeza são fruto de OU pessoas psicóticas/doidonas OU seitas OU pura imaginação..


Mas o fato é essa tradição surgiu há mais de 2,5 mil anos com os povos celtas - acreditavam que nessa época os espíritos saíam dos cemitérios e se "alojavam" nos corpos dos vivos. Aí surgiu a brilhante idéia de colocar abóboras, caveiras e outras coisas assustadoras nas portas e janelas das casas para assustarem os possíveis espíritos .. e o nome "Dia das Bruxas' surgiu na Época da Inquisição, quando católicos queimavam em praça pública quem praticava esses costumes.


O que mais acho interessante no sistema que vivemos é que tudo vira motivo de compra e festa! É nascimento de Jesus (que é lembrado tão somente -se é- quando ouvimos coros de igrejas ou vemos as lindas decorações em todos os lugares da cidade) = compra. Páscoa (Jesus tá de novo na história, mas agora não é mais uma criança na manjedura e sim um COELHO!) = chocolate. Dia das Bruxas = compra de decoração e fantasia para UM DIA. Alguem passou de ano = churras. Fez 1 mês de namoro = restaurante caro. E por aí vai...


Então. E a reflexão? Onde fica? Meus pais sempre dosaram muito na minha educação e na dos meus irmãos tamém em relação a coisas materiais, o verdadeiro sentido da vida e dar valor ao que verdadeiramente deve se dar o valor. Juro que não vivo sem Burguer King (mesmo preferindo mac), que uso SIM adidas e all star, como Pringles e uso Orkut e não fui protestar contra o Bush na Paulista porque meu ex-sogro me realçou isso e fiquei com medo de tomar bomba de EFEITO MORAL na cabeça. hehehe.

Como viver, então, dando os devidos valores - Ou melhor- dando valor e agindo conforme o que tanto grita e se inconforma dentro de nós?


Fatos são fatos, pessoas se conhecem de manhã e de noite ja se amam, agimos por impulso, comemos por impulso, reclamamos do trânsito e vamos de carro comprar pão. Misticismo é repugnante para muitos -inclusive para mim- e ainda assim curtimos halloween. Damos parabens sem de fato desejar diariamente o bem daquela pessoa (não necessariamente o mal tambem).



Vou-me embora para Pasárgada. [continua...]

Nenhum comentário: