sexta-feira, 31 de outubro de 2008

Feliz?! Halloween



Hoje foi comemorado mais um Dia das Bruxas. Estava passeando por um blog e encontrei uma história super sinistra, contada de um modo meio... natural:


"A primeira[história] era da Madame LaLaurie, uma vaca de Nova Orleans que matou um monte de escravos,e deixava eles no sótão e enterrados pela sua casa. Mas essa parte, por mais escrota que seja, não é a pior parte. A polícia, quando invadiu a casa dela, encontou dezenas de escravos no sótão, mas cada um torturado de uma maneira diferente, havia uma mulher presa numa jaula pequena demais, com seus membros quebrados e retorcidos, fazendo-a parecer como um tipo de caranguejo humano, outros tinham a boca costurada, acharam fezes na boca deles e várias outras coisas absurdas. Eles também acharam xícaras com sangue em mesinhas espalhadas pelo lugar, o que indicava que essa LaLaurie e seu marido bebiam o sangue dos escravos. Eles encontraram, de primeira, 12 escravos (homens, mulheres and crianças), mas no futuro encontraram cerca de 85 corpos espalhados pela casa, alguns enterrados vivos. Bitch was crazy !" - hahaha


Histórias macabras como essa e muitas outras com toda certeza são fruto de OU pessoas psicóticas/doidonas OU seitas OU pura imaginação..


Mas o fato é essa tradição surgiu há mais de 2,5 mil anos com os povos celtas - acreditavam que nessa época os espíritos saíam dos cemitérios e se "alojavam" nos corpos dos vivos. Aí surgiu a brilhante idéia de colocar abóboras, caveiras e outras coisas assustadoras nas portas e janelas das casas para assustarem os possíveis espíritos .. e o nome "Dia das Bruxas' surgiu na Época da Inquisição, quando católicos queimavam em praça pública quem praticava esses costumes.


O que mais acho interessante no sistema que vivemos é que tudo vira motivo de compra e festa! É nascimento de Jesus (que é lembrado tão somente -se é- quando ouvimos coros de igrejas ou vemos as lindas decorações em todos os lugares da cidade) = compra. Páscoa (Jesus tá de novo na história, mas agora não é mais uma criança na manjedura e sim um COELHO!) = chocolate. Dia das Bruxas = compra de decoração e fantasia para UM DIA. Alguem passou de ano = churras. Fez 1 mês de namoro = restaurante caro. E por aí vai...


Então. E a reflexão? Onde fica? Meus pais sempre dosaram muito na minha educação e na dos meus irmãos tamém em relação a coisas materiais, o verdadeiro sentido da vida e dar valor ao que verdadeiramente deve se dar o valor. Juro que não vivo sem Burguer King (mesmo preferindo mac), que uso SIM adidas e all star, como Pringles e uso Orkut e não fui protestar contra o Bush na Paulista porque meu ex-sogro me realçou isso e fiquei com medo de tomar bomba de EFEITO MORAL na cabeça. hehehe.

Como viver, então, dando os devidos valores - Ou melhor- dando valor e agindo conforme o que tanto grita e se inconforma dentro de nós?


Fatos são fatos, pessoas se conhecem de manhã e de noite ja se amam, agimos por impulso, comemos por impulso, reclamamos do trânsito e vamos de carro comprar pão. Misticismo é repugnante para muitos -inclusive para mim- e ainda assim curtimos halloween. Damos parabens sem de fato desejar diariamente o bem daquela pessoa (não necessariamente o mal tambem).



Vou-me embora para Pasárgada. [continua...]

quinta-feira, 30 de outubro de 2008

Estátuas vivas!





O artista plástico Eduardo Srur marca mais uma vez sua presença em São Paulo.
Pra quem não sabe, ele é conhecido por fazer intervenções na cidade, com o objetivo de resgatar os olhares da população sobre ela.

Além da famosa instalação de garrafas pet, gigantes, expostas em pleno Rio Tietê, agora Eduardo chama a atenção, mais uma vez, para sua nova obra chamada de “Sobrevivência”.
Essa instalação foi feita em 16 monumentos sortudos, que estão usando coletes salva-vidas, além de bóias.
Segundo o artista, o principal objetivo é o de “resgatar o patrimônio público”, além de “salvar a memória e os próprios sentidos de quem passa, anestesiado, pelas ruas."
Será que os paulistanos vão mesmo aprovar?

Eu acho bem interessante a proposta desse artista em querer resgatar um pouco da nossa convivência e vivência na cidade, chamando a atenção para os lugares invisíveis e abandonados. Nós, habitantes de grandes metrópoles, somos muito individualistas e fechados. A comunicação e a convivência em certos lugares esquecidos, andam em falta.

É bacana saber que uma pessoa com visão, talento e muito bom humor, esteja a fim de resgatar algo de humano e solidário em todos nós. Além de resgatar é claro, um pouco da nossa história!!
Quem sabe agora essas estátuas não ganham vida?


E você? Concorda com intervenções desse tipo? Dê sua opinião!


*Para saber mais sobre a exposição clique
aqui

segunda-feira, 20 de outubro de 2008

Crime passional,informações desencontradas e a dualidade humana


Afinal, o que aconteceu em Santo André? Alguém consegue me explicar como quatro jovens de 15 anos foram reféns de outro jovem de 22?O maior cárcere privado de toda a história do Brasil!100 horas! Por paixão, ciúmes, doença? O que será que aconteceu na cabeça de Lindenberg para fazer isso? Ele parecia um bom rapaz, que inclusive pagou as contas antes de render a sua ex-namorada e seus amigos enquanto estavam fazendo um trabalho escolar. Talvez, por ser tão certinho, por "engolir" todos os problemas, sua mente explodiu. E quem teve que sofrer as consequências? Eloá, apenas uma menina, uma criança. Vocês se lembram com 15 anos? Qual seria o mau que uma garota podia fazer para deixar Lidenberg tão enlouquecido? Uma mensagem de um amigo no celular? A adição do mesmo no Orkut? Que tipo de pessoa quer acabar com a vida da outra por isso? Sem dúvidas, Lindenberg sofre de um transtorno psicológico, onde Eloá se tornou a base de sua existência. Ele não poderia mais viver sem ela e se ela não o quisesse mais pagaria caro por isso. Com sua vida. Enquanto isso, a mídia tentava de qualquer maneira, através de repetição de imagens, de fontes e informações atingir o coração de todos os brasilieros que acompanhavam o caso. Mesmo quem não queria saber do assunto, foi informado. Para muitos, o trabalho dos meios atrapalhou as negociações. Era tudo o que passava na televisão, nos jornais no rádio. Na noite de sexta feira, quando o sequestro chegou ao fim, triste fim, e as duas meninas, Eloá e Nayara foram para o hospital, a bandnews se precipitou e disse por volta das 19h00 que Eloá já havia falecido, fato que somente ocorreu na noite de sábado para domingo. Muitos ainda disseram que Nayara, amiga fiel de Eloá que já havia sido libertada das mão do sequestrador, voltou para o cativeiro por ordens da polícia. E parece que não é essa a informação correta: a menina era autorizada a subir apenas dois lances de escada e entrou na casa, por conta própria, pela amizade com Eloá que já conhecia desde o ensino médio. O promotor do caso, assegurou que a integridade de Lidenberg estaria assegurada, mas o a garoto não queria integridade, liberdade. Não fazia nenhuma exigência. Ao contrário do que sua advogada diz, ele queria acabar com a vida da moça. Entrou na casa dela para isso. Como se matar, fosse se vingar do sentimento que ele mesmo produziu em sua mente e em seu coração. Parece que ele conseguiu o que queria. Mas, o que ele esquece, é que quem acabou com sua vida foi ele mesmo e de toda sua família. Quem sabe o que irá passar na cadeia? Ou no manicômio? Enquanto isso Eloá deu vida para outras seis pessoas com a doação de orgãos autorizada por seus pais. Eloá acabou em vida, e Lidenberg em uma vida morta, estrassalhada por sua mente mais do que transtornada. Nayara também, sai do hospital na 4a feira e se torna heroína por ter sido o anjo nos ultimos dias da querida amiga.

terça-feira, 14 de outubro de 2008

E o Emmy vai para...




Emmy é considerado o Oscar da Televisão. E nessa premiação o Brasil está concorrendo em 6 categorias.

Uma delas é estreante esse ano, a categoria novela, que está sendo representada pela novela "Paraiso Tropical".

A Melhor Interpretação fica com indicação para os atores Pedro Cardoso (por A grande família) e Irene Ravache (por Eterna magia).

O programa Por toda a minha vida: Nara Leão está concorrendondo à melhor programa artístico.

Em Melhor Série Dramática concorre Mandrake.

Collision over the Amazon , sobre o acidente do avião da GOL e o jato Legacy foi indicado à melhor documentário.

Temos muitas chances de trazer o prêmio, e não somente em uma única categoria.

Podemos reparar também que, 4 das seis indicações são produções globais.

A entrega dos prêmios será no dia 24 de novembro, em Nova York.

segunda-feira, 13 de outubro de 2008

Hallowen, e o que vem por ai...


Nos EUA, a estréia será no próximo 24 de outubro, mas Jogos Mortais 5 chegará ao Brasil no dia 31.

O terror na versão 5 e 6, que irão encerrar a franquia, estão sendo gravados juntos, para diminuir os custos das filmagens. Tendo como desafio levar a trama adiante sem Jigsaw (Tobin Bell) vivo.

Os quatro filmes anteriores foram um sucesso de bilheteria. Sendo que o primeiro
foi o mais surpreendente por ter um custo muito menor que os outros.

Jogos mortais 5 (saw V) tem em seu elenco Laura Gordon, Tobin Bell, Scott Patterson, Costas Mandylor e Julie Benz. O filme é dirigido por David Hackl, assistente de direção de todos os longas da franquia e diretor do quinto e sexto.

Em entrevista recente, o ator Tobin Bell, que interpreta o assustador Jigsaw na franquia de sucesso, revelou que assinou contrato para cinco filmes da série. Suas aparições serão em flashback.

Em Jogos Mortais V, os agentes do FBI Peter Strahm e Lindsay Perez ajudam o detetive Hoffman em outros casos envolvendo torturas e mortes que parecem ser mais um legado do maníaco Jigsaw. Ao que tudo indica, o próprio Hoffman é culpado pelos crimes. Agora, ele precisará mostrar que não tem culpa no cartório, o que envolverá uma grande e sangrenta caminhada.

Assista o Trailer e saiba mais sobre as 4 versões anteriores:

  1. Jogos Mortais
  2. Jogos Mortais 2
  3. Jogos Mortais 3
  4. Jogos Mortais 4

quarta-feira, 8 de outubro de 2008

A verdadeira paixão nacional!


Não me leve a mal Paulinha, mas sinceramente, que café que nada, a verdadeira paixão nacional é o futebol!

Uma Copa do Mundo é capaz de paralisar o país e mobilizar toda a população. Chega a impressionar como essse esporte está marcado no brasileiro.

Por uma iniciativa do governo e da prefeitura de São Paulo, o Museu do Futebol foi aberto ao publico dia primeiro deste mês. Todo o projeto custou cerca de 32,5 milhões de reais e é o único museu a falar de futebol no Brasil.

Com um interatividade imensa, e com tantos pontos que emocionam, chega a nem parecer um museu.

Realmente é o templo que esse esporte tão popular esperava, merecia, e estava precisando.

A exposição de abertura é As Marcas do Rei. Uma imensidão de memórias do rei Pelé, desde as categorias de base até os premios recebido após sua aposentadoria. Atraves dela percebemos o quanto esse jogador foi grandioso dentro de campo, e por que é chamado de rei até hoje.

Mas com certeza uma sala que não deve passar despercebida é a Ala da Exaltação. Parece ser uma parte inacabada do museu, porem a ouvir a cantoria e a vibração da torcida logo notamos algo maior, é arrepiante de tanta emoção!

Vale a pena conferir.

Localizado no Estádio do Pacaembu.
Funciona de Terça a Domingo, das 10h às 20h (exceto dias de jogo).

domingo, 5 de outubro de 2008

Arte contemporânea no Centro Universitário Maria Antônia







Sábado fui conferir uma exposição de artes plásticas* no Centro Universitário Maria Antonia, da USP, localizado em frente ao Mackenzie, com obras de artistas contemporâneos. São eles: Luiz Zerbini, Jac Leirner, Laerte Ramos, Guto Araújo e Elisabete Savioli.
Apesar de restrita, achei a montagem das obras, de modo geral, bem interessantes. Pena que não me deixaram fotografar.

Na sala da artista mais importante da mostra, Jac Leirner, uma exposição muito colorida, mas inusitada: sacolas de plástico de todos os tipos, cores e formas, de diferentes tempos, foram enquadradas na parede, com buracos no meio.

A obra denominada "Osso", dá vazão a diferentes interpretações, como a idéia de um consumo vazio, ou ainda, como é designado no folheto da exposição: Desinfladas de sua função portátil e comunicativa, seqüestradas de sua vida efêmera entre o brilho e o lixo (...) são agora atravessadas pela sugestão de outro espaço.

A obra de Luiz Zerbini "Minha última pintura", também chamou minha atenção: com uma sala toda pintada, que, ao entrar, tive a sensação de estar dentro de um cubo colorido ou de um quadro da Pop Art.

Outra produção que achei marcante é a de Laerte Ramos. Atrai pela plasticidade e pelo material utilizado, a cerâmica, para mostrar seus objetos e sua idéia de "Territorioland". Eu me senti como uma criança querendo tocar nos “brinquedos”.

O que eu não esperava, era encontrar lá no prédio, uma exposição de fotos históricas da famosa “batalha da Maria Antônia”, como ficou conhecida a briga por motivos políticos, entre os estudantes do Mackenzie e os da USP, em 3 de outubro de 1968, há exatos 40 anos.

Estava em montagem, mas deu para ver que são fotos marcantes daquele triste fato de nossa história. Quem sabe no próximo post dou mais detalhes sobre essa exposição, já que pretendo conferir...


*Confira aqui alguns sites interessantes sobre Arte contemporânea:








Horário e local:

Data: 03/10 a 16/11

De terça a sexta, das 12 às 21h e sábado, domingo e feriado, das 10h
às 18h.

Local: Rua Maria Antônia, 294, Vila Buarque.

Entrada: GRATUITA

Telefone: (11) 3255-7182

Para mais informações acesse: http://www.usp.br/mariantonia/




sexta-feira, 3 de outubro de 2008

Que prêmio é esse??


Hoje de manhã escutei no programa ''O Pulo do Gato" na rádio Bandeirantes, de José Paulo de Andrade, sobre um prêmio chamado IgNobel. Trata-se de uma sátira ao Prêmio Nobel, foi criado pela revista científica Annals of Improbable Research e é entregue em Harvard. O slogan deles é ''Research that makes people LAUGH and then THINK". Achei tudo muito curioso, mesmo porque a coisa apesar de engraçada é séria! E já existe há 18 anos.
Aqui tem uma lista completa dos ganhadores:

Nutrição
Massimiliano Zampini da Universidade de Trento, Itália, e Charles Spence da Universidade Oxford, Reino Unido, por modificar eletronicamente o ruído de uma batata frita a fim de fazer com que a pessoa que a mastiga pensar que ela é mais crocante e fresca do que realmente é.

Paz
O Comitê Federal Suíço de Ética para Biotecnologia Não-Humana e os cidadãos suíços, por adotar o princípio legal de que plantas têm dignidade.

Arqueologia
Astolfo G. Mello Araujo e José Carlos Marcelino,da Universidade de São Paulo, por medir como o curso da história, ou pelo menos o conteúdo da escavação de um sítio arqueológico, pode ser remexido pelas ações de um tatu vivo.

Biologia
Marie-Christine Cadiergues, Christel Joubert e Michel Franc da Escola Veterinária de Toulouse, França, por descobrir que as pulgas que vivem em um cão podem saltar mais alto que as que moram em um gato.

Medicina
Dan Ariely, da Universidade Duke, EUA, por demonstrar que remédios inúteis caros funcionam melhor que remédios inúteis baratos.

Ciências Cognitivas
Toshiyuki Nakagaki, da Universidade de Hokkaido, Hiroyasu Yamada, Ryo Kobayashi da Universidade de Hiroshima, Atsushi Tero, Akio Ishiguro da Universidade de Tohoku, and Ágotá Tóth da Universidade de Szeged, na Hungria, por descobrir que gosma pode resolver quebra-cabeças.

Economia
Geoffrey Miller, Joshua Tybur e Brent Jordan da Universidade do Novo México (EUA) por descobrir que o ciclo de ovulação de uma stripper afeta a gorjeta que recebe.

Física
Dorian Raymer da Iniciativa Observatórios Oceânicos da Scripps, e Douglas Smith, da Universidade da Califórnia, San Diego, por provar matematicamente que montes de barbantes, cabelo ou qualquer outra coisa acabarão, inevitavelmente, emaranhados em nós.

Química
Sharee A. Umpierre da Universidade de Porto Rico, Joseph A. Hill dos Centros de Fertilidade de da Nova Inglaterra, Deborah J. Anderson da Escola de Medicina de Boston e da Faculdade de Medicina de Harvard, por descobrir que a Coca-Cola é um espermicida eficiente; e para Chuang-Ye Hong da Universidade Médica de Taipé, C.C. Shieh, P. Wu, e B.N. Chiang (todos de Tawian) por descobrir que, na verdade, não é.

Literatura
David Sims da Escola de Administração de Negócios Cass, Inglaterra, por ter redigido o estudo You Bastard: A Narrative Exploration of the Experience of Indignation within Organizations (Seu Filho da Mãe: Uma Exploração Narrativa da Indignação Dentro das Organizações).


Viram? Hoje em dia tem espaço pra tudo. E a notícia melhor de todas é que um brasileiro está entre os ganhadores. A pesquisa de Astolfo Mello Araújo e José Carlos Marcelino é sobre a relação dos tatus e dos sítios arqueológicos, parece que eles colaboram com as escavações através de seus buraquinhos na terra. O PRIMEIRO IGNOBEL DO BRASIL!! Parabéns!! Em declaração, Araújo disse que queria estar na premiação, mas que já gastou toda a verba acadêmica indo para outros países e que como não existe prêmio Nobel de arqueologia, o IgNobel é muito bem-vindo.

quinta-feira, 2 de outubro de 2008

Milton Hatoum entra para o time de cronistas do Caderno 2 do Estado


Para quem não sabe, Milton Hatoum é escritor, ensinou literatura na Universidade Federal do Amazonas e na Universidade da Califórnia. Escreveu quatro romances, Relato de um Certo Oriente, Dois Irmãos, Cinzas do Norte e Órfãos do Eldorado, os três primeiros ganharam o Prêmio Jabuti de Melhor romance, entre outros prêmios. O próximo livro, previsto para o próximo ano, será uma seleção de contos, já publicados na imprensa.
Descendente de libaneses, Hatoum nasceu em 1952. Foi estudante de literatura hispano-americana e francesa em Paris.
A partir do dia 03 de outubro, Hatoum começará a escrever quinzenalmente para o Caderno 2 do Estado de São Paulo. Sempre falando sobre a realidade, sua primeira colaboração terá o nome de "Confissões de Uma Manicure" e comenta: "Enquanto as mulheres contam histórias incríveis, os homens são previsíveis"!
Para ele, a crônica é a transformação do real em literatura, e seu espaço na última página do caderno, às sextas, tratará sempre desse assunto e sobre a vida e memória.
Parece que será contribuição valiosa, vamos conferir!

Levando o voto a sério!


Em um país tão nacionalista como esse americano, onde o voto é livre, e as eleições é algo sério. Será que é realmente necessário iniciativas como essa para incentivar a presença nas urnas?

Michael Moore é um diretor americano, conhecido por ser polêmico e tratar de assuntos políticos.
A sua mais famosa obra foi "Tiros em Columbine", consagrada com um Oscar.

Moore viajou por mais de 60 cidades dos EUA nas eleições de 2004, se declarou inimigo de George W. Bush, e na atual eleição ele não poderia ficar de fora.

Para conseguir levar os jovens americanos às urnas, nas eleições presidenciais de novembro, o diretor lançou um documentário chamado "Slacker Uprising", que descreve essa viagem pelo Estados Unidos em 2004.

Para atingir o mais rápido e a maior quantidade de eleitores possível, o documentário pulou as salas de cinema e já foi disponibilizado na internet, tendo também a versão para download.

Para assistir apenas o trailler clique aqui!

Ebaaa!!!


Notícias boas para os adimiradores de Jack Sparrow, a Disney divulgou que "Piratas do Caribe" deixará de ser trilogia.

Johnny Deep aceitou novamente interpretar o pirata mais malandro dos mares caribenhos.

Como o personagem de Johnny Depp roubou os 3 filmes que participou, a intenção é produzir o próximo filme com ele como protagonista, ao que tudo indica a história seria um prequel, mostrando como foi que Jack Sparrow armou uma caxanga e tomou o Pérola Negra de Barbossa (Jefrey Rush).

Por se tratar de uma versão anterior aos acontecimentos que envolve a trilogia, o mais provável é que os personagens de Keira Knightley e Orlando Bloom não irão participar do 4° filme da franquia.

Vamos esperar para ver o que vem por aí com "Piratas do Caribe 4".

Para relembrar a trilogia clique aqui!

Também a confirmação de Depp em dois outros importantes projetos. O ator está confirmado no papel de Chapeleiro Maluco, na versão em 3D que Tim Burton irá dirigir, de "Alice no País das Maravilhas".

O ator também estrelará "The Lone Ranger", atualização do clássico herói do seriado de faroeste, numa produção assinada por Jerry Bruckheimer.